top of page

Terapia Online

Psicóloga Ana Carolina

  • Facebook
  • Instagram
Psicóloga Ana Carolina Mainetti Terapia Online

Transtorno Psicótico: o que é e como tratar

O que é possível ser encontrado em um Transtorno Psicótico: delírio, alucinação, discurso desorganizado, comportamento psicomotor anormal ou sintomas negativos. Conheça melhor cada um destes cinco domínios e saiba como é possível tratar com psicoterapia.


Transtorno Psicótico o que é e como tratar mulher psicótica na janela

O que é um Transtorno Psicótico?


As características essenciais que definem um Transtorno Psicótico são a presença de um ou mais dos cinco domínios a seguir:


  1. Delírios

  2. Alucinações

  3. Discurso desorganizado

  4. Comportamento psicomotor anormal (incluindo catatonia)

  5. Sintomas negativos


Cada um dos domínios será explicado em detalhes:


1)      Delírios

São crenças fixas que não mudam mesmo com evidências conflitantes. O conteúdo pode incluir uma variedade de temas, sendo os mais comuns: persecutório, de grandeza, de referência, erotomaníaco e religioso. Um exemplo de delírio de perseguição é acreditar que os vizinhos passam o dia o observando e planejando um golpe. Uma pessoa com um Transtorno Psicótico pode ter um delírio classificado como "bizarro" quando este é claramente implausível, como acreditar que sua mente é controlada por um extraterrestre. É muito comum os delírios de conteúdo não-bizarro, como alguém crer que atraiu um namorado porque fez uma simpatia com uma vela ou ter certeza de que ninguém consegue resistir ao seu poder de sedução.


2)      Alucinações  

São experiências de percepção que ocorrem sem um estímulo externo, ou seja, a pessoa identifica algo que não está existindo na realidade. As alucinações mais comuns são: auditivas, visuais, táteis, olfativas e sinestésicas. Um exemplo de alucinação auditiva é a experiência vívida de ouvir vozes e um exemplo de alucinação visual é enxergar vultos.


3)      Discurso desorganizado

O pensamento e/ou a fala mudam rapidamente de tópico. A resposta a perguntas pode ser tangencial ou não ter relação nenhuma com o assunto. Estas apresentações prejudicam a comunicação efetiva. Em casos mais graves, a fala se torna incompreensível, como uma “salada de palavras”.

Por exemplo: ao perguntar para uma pessoa se ela quer um copo de água, ela pode responder que os rios estão poluídos e não se pode mais pescar.


4)      Comportamento psicomotor anormal (incluindo catatonia)

O comportamento desorganizado ou anormal pode se manifestar de várias maneiras, desde um comportamento infantilizado até uma agitação imprevisível.

A catatonia é uma redução acentuada no comportamento motor, podendo se apresentar de várias formas, como por exemplo: imobilidade, movimentos estereotipados, olhar fixo, caretas, mutismo e eco da fala.


5)      Sintomas negativos

Referem-se a sintomas não presentes em comparação a uma pessoa média, como expressão emocional diminuída, avolia, anedonia, alogia e falta de sociabilidade. Por exemplo, a pessoa pode ficar sentada, parada, sozinha e calada, por longos períodos sem prazer ou interesse em nenhuma atividade ou em interações sociais.



Quais são os Transtornos Psicóticos?


Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), que é o mais utilizado manual de diagnósticos de saúde mental no mundo, existem os seguintes Transtornos Psicóticos:


  • Transtorno da Personalidade Esquizotípica

  • Transtorno Delirante

  • Transtorno Psicótico Breve

  • Transtorno Esquizofreniforme

  • Esquizofrenia

  • Transtorno Esquizoafetivo

  • Transtorno Psicótico Induzido por Substância ou Medicamento

  • Transtorno Psicótico Devido a Outra Condição Médica

  • Catatonia Associada a Outro Transtorno Mental

  • Transtorno Catatônico Devido a Outra Condição Médica

  • Catatonia Não Especificada

  • Outro Transtorno do Espectro da Esquizofrenia e Outro Transtorno Psicótico Especificado

  • Transtorno do Espectro da Esquizofrenia e Outro Transtorno Psicótico Não Especificado


Também há a presença de sintomas psicóticos em outras condições de Saúde Mental que se encontram em outros grupos de transtornos mentais. Algumas condições mentais ficam na divisa de quadros psicóticos ou apresentam ocasionalmente algum episódio psicótico, como por exemplo: Transtorno Bipolar, Transtorno Depressivo Maior, Transtorno Depressivo Persistente (Distimia), Transtorno da Personalidade Narcisista, Transtorno da Personalidade Paranoide, Transtorno da Personalidade Borderline, Transtorno do Espectro Autista, Transtorno Dismórfico Corporal, Despersonalização e Desrealização, Transtorno de Pânico, Fobia Específica e Transtorno Dissociativo de Identidade.



Como é a terapia para os Transtornos Psicóticos?


Pessoas com Transtornos Psicóticos não costumam buscar terapia para tratar os sintomas, justamente por não entenderem que suas percepções são irreais. Entretanto, procuram ajuda psicológica espontaneamente pelas consequências emocionais dos sintomas, como depressão, ansiedade, isolamento social, conflitos interpessoais e medos, por exemplo.


É relativamente comum que os sintomas se manifestem ou se agravem em momentos de estresse, ansiedade ou vulnerabilidade. Então, de certa maneira, os sintomas psicóticos agem como uma defesa psíquica a ameaças exteriores percebidas. Nestes casos, a terapia pode ajudar a identificar as causas e trabalhar em torno delas.


Os delírios, por exemplo, também podem descender de certas experiências traumáticas, mesmo que muito antigas, mas que levam a uma lógica cognitiva de simplificar informações externas. A terapia pode tratar os traumas, tendo a atenuação dos delírios como uma consequência.


Na maior parte dos casos, o tratamento psicológico para os Transtornos Psicóticos é feito de forma delicada e cuidadosa, primeiramente alicerçando o psiquismo através da abordagem de questões que circundam o transtorno, para depois chegar aos sintomas centrais.



Como eu posso ajudar


Posso ajudar com terapia individual online, em um espaço seguro para que você possa explicar sobre o sofrimento que vem atravessando. Aos poucos, iremos avaliar os sintomas psicóticos para compreendermos os padrões de pensamento que os sustentam. Vamos desenvolver um olhar questionador e reflexivo em relação às convicções, examinar as evidências e considerar pontos de vista diversos.


Se alguém com quem você se relaciona apresenta um Transtorno Psicótico, seja um par amoroso, um familiar e você quer aprender melhor como lidar, a terapia pode ajudar e também é indicada para você! Posso auxiliar, tanto em sessões de terapia online individual, como em terapia de casal. Mesmo que já não conviva mais com a pessoa psicótica, mas perceba que ficou com sequelas emocionais, a terapia pode ajudar a curar as feridas e a encontrar formas de evitar relacionamentos semelhantes.


Como agendar


O agendamento das sessões de terapia é eletrônico no meu consultório virtual que fica na plataforma de terapia online Zenklub. A minha agenda aparece com todos os horários disponíveis e convertidos para o seu fuso-horário local. Você pode realizar as sessões de terapia online pelo site no computador ou pelo app do Zenklub no celular. Caso precise, no meu site, há um passo a passo de como agendar.


Aguardo você(s)!


Psicóloga Ana Carolina Mainetti





Comments


bottom of page