top of page

Terapia Online

Psicóloga Ana Carolina

  • Facebook
  • Instagram
Psicóloga Ana Carolina Mainetti Terapia Online

Transtorno Obsessivo-Compulsivo TOC: o que é e como melhorar

Pensamentos obsessivos vindos de crenças irracionais que levam a comportamentos compulsivos podem ser melhorados com a terapia. Conheça mais sobre o TOC de limpeza, simetria, verificação, neutralização e outros.


jovem negro mania de limpeza TOC Transtorno Obsessivo Compulsivo tratamento terapia


Para que uma pessoa seja diagnosticada com Transtorno Obsessivo-Compulsivo TOC é necessário saber se ela apresenta obsessões, compulsões ou ambos.


O que é uma obsessão?


Pensamento, impulso ou imaginação recorrente, persistente e indesejada, causando acentuada ansiedade ou sofrimento.

No Transtorno Obsessivo-Compulsivo TOC há tentativas de ignorar, suprimir ou neutralizar com algum outro pensamento ou ação.


O que é uma compulsão?


Comportamento repetitivo ou ato mental que a pessoa se sente compelida a executar em resposta a uma obsessão ou de acordo com regras que devem ser aplicadas com rigidez.

No Transtorno Obsessivo-Compulsivo TOC visa prevenir ou reduzir a ansiedade e o sofrimento ou evitar algum evento ou situação temida, mesmo não tendo uma conexão realista.



Diagnóstico de Transtorno Obsessivo-Compulsivo TOC


  1. Presença de obsessões, compulsões ou ambas;

  2. As obsessões ou compulsões tomam tempo, causam sofrimento ou prejuízo em áreas importantes da vida.

  3. Os sintomas obsessivos-compulsivos não se devem aos efeitos fisiológicos de uma substância ou a outra condição médica.

  4. A perturbação não é explicada por Transtorno Dismórfico Corporal, Transtorno de Ansiedade Generalizada, Transtorno de Acumulação, Tricotilomania, Transtorno de Escoriação, Transtorno do Movimento Estereotipado, Transtornos Alimentares (Bulimia ou Anorexia), Transtorno do Jogo, Transtorno de Ansiedade de Doença, Transtornos Parafílicos, Transtorno Depressivo Maior, Transtorno Disruptivo da Desregulação do Humor, Autismo, Esquizofrenia, Transtorno Delirante e outros transtornos psicóticos.


Saiba mais: neste link você pode acessar uma aula sobre Transtorno Obsessivo-Compulsivo proferida no Curso de Clínica Psiquiátrica da Manole Educação.


Quais os tipos de TOC?


Limpeza

Preocupação exagerada se tudo está limpo, inclusive frestas, impressões digitais em vidros ou outros detalhes que para a maioria das pessoas não é relevante. Geralmente está relacionada ao medo de contaminação, desejo de pureza ou medo de crítica, mas pode ser para “limpar” um pensamento ou outro motivo individual.


Higiene

Manutenção excessiva da higiene das mãos, das unhas, dos dentes ou outras partes do corpo. Muitas vezes também está relacionada ao medo de contaminação, mas pode ser para se sentir “limpo” de um pensamento ou outra razão particular.


Contaminação

Evitação de lugares, objetos, fluidos ou alimentos por medo de se contaminar. Uma pessoa pode não querer abrir uma porta para não contaminar a mão na maçaneta, outra pode não comer em restaurantes por medo de se contaminar com as bactérias dos talheres, por exemplo.


Pensamentos indesejados

Geralmente envolvendo temas tabus, como sexo, violência ou religião. Exemplos: sofrimento ao ter pensamentos maliciosos homossexuais ou medo de ter um impulso de machucar alguém.


Verificação

Conferência detalhada ou repetida para garantir que está tudo “certo” ou seguro. Pode ser tanto uma averiguação de algo corriqueiro e até útil, mas feita de forma exagerada, como conferir diversas vezes se a porta está trancada, como pode ser uma verificação sem utilidade prática, como verificar se continua tendo 10 dedos nas mãos.


Contagem

Contar números, passos, postes, degraus, pessoas ou qualquer outra coisa. Este ato pode ser simplesmente uma compulsão por contar ou fazer contas ou pode fazer parte de uma neutralização de uma obsessão, como por exemplo, contar os degraus para não pisar no 13º para não dar azar.


Organização

Classificar, separar, colocar critérios meticulosos e particulares para separar e guardar objetos até que pareça “certo”. Exemplos: Levantar no meio da noite para dobrar uma roupa que ficou amassada, para não “estragar” a pilha de roupas dobradas e poder dormir. Não conseguir se concentrar em um filme enquanto não alinhar com exatidão os objetos de decoração.


Simetria

Querer as coisas simétricas, seja em objetos ou ações. Por exemplo: fazer com a mão esquerda a mesma coisa que fez com a direita, preferir tudo em pares, se incomodar se uma metade de um arranjo floral é diferente da outra metade, etc.


Repetição

Ligar e desligar o interruptor de luz várias vezes. Repetir um gesto sete vezes seguidas porque o número 7 é um número “bom”, “seguro” ou vai dar sorte. Esses são exemplos de ações feitas de forma repetida, mas o TOC de repetição pode ser vocal também.


Neutralização

Ter pensamentos neutralizantes para combater outros pensamentos obsessivos. Ou fazer atos que neutralizam os riscos do que foi pensado acontecer. Exemplos: Falar uma palavra positiva para neutralizar uma negativa que foi dita antes e tomar banho para anular um pensamento ruim de que alguém vai morrer.


Evitação

Desviar ou evitar ir a certos lugares ou fazer certas coisas para não desencadear pensamentos obsessivos ou para impedir uma consequência imaginada. Exemplos: não pisar em divisas em calçadas para não dar azar, desviar de uma igreja para evitar ter pensamentos pecaminosos e não falar o nome de uma doença para não contraí-la.


Consequências do Transtorno Obsessivo-Compulsivo TOC


  • Qualidade de vida reduzida;

  • Prejuízos profissionais;

  • Problemas sociais;

  • Saúde debilitada;

  • Isolamento social;


Terapia para o Transtorno Obsessivo-Compulsivo TOC


  • Examinar cada uma das obsessões e compulsões;

  • Compreender as razões mais profundas por detrás do TOC;

  • Expressar o significado emocional dos rituais compulsivos;

  • Reestruturar padrões de pensamento negativos e catastróficos;

  • Desenvolver estratégias de enfrentamento às compulsões;

  • Reduzir os impulsos que levam ao TOC;

  • Aumentar a resistência à angústia;

  • Aceitar melhor as incertezas da vida;

  • Revisar o senso de responsabilidade pelos acontecimentos;

  • Remodelar pensamentos condenatórios;

  • Experimentar uma gradual exposição aos temores;

Os rituais compulsivos são uma espécie de tentativa psíquica de obter segurança ou certeza. O medo, a ansiedade e a hipersensibilidade podem ser trabalhados em uma psicoterapia para o alcance de uma vida menos limitada a regras e padrões. Geralmente o TOC não tem uma função prática na vida, além de tomar muito tempo que poderia estar sendo gasto com outras coisas. Como a percepção e a interpretação que fazemos do mundo externo são baseados em nossos padrões de pensamento e são moldados por questões mais inconscientes, é necessário reformular formas de pensar, ao mesmo tempo em que se desvendam as causas mais profundas por trás do TOC.


Como eu posso ajudar


A TCC e a Psicanálise trazem muitas contribuições na compreensão e no tratamento psicológico dos traços obsessivos e compulsivos. Costumo estudar e utilizar estas abordagens na terapia online e percebo excelentes resultados.


Mudanças na forma de pensar e agir podem levar um certo tempo e exigir esforço pessoal, mas valerá a pena alcançar uma compreensão mais profunda de si mesmo, ter mais qualidade de vida, alcançar um olhar para a vida mais relaxado e menos amedrontado, além de ter mais tempo para desfrutar de coisas mais significativas.


Como agendar


O agendamento das sessões é eletrônico no meu consultório virtual que fica na plataforma de terapia online Zenklub. A minha agenda aparece com todos os horários disponíveis e no seu fuso-horário local. Você pode realizar suas sessões pelo site no computador ou pelo app no seu celular. Caso precise, há um passo a passo de como agendar no meu site.


Aguardo você!


Psicóloga Ana Carolina Mainetti





Comments


bottom of page