Uma preocupação excessiva com a aparência e sofrimento na percepção de defeitos que são leves ou imperceptíveis para os outros. Estas são características do Transtorno Dismórfico Corporal. Conheça sobre o tratamento psicológico e os critérios diagnósticos!
Diagnóstico do Transtorno Dismórfico Corporal
Preocupação com um ou mais defeitos ou falhas na aparência física que não são observáveis ou que parecem muito leves para os outros;
Executa ações repetidas ou atos mentais em resposta às preocupações com a aparência;
A preocupação causa sofrimento ou prejuízo em áreas importantes da vida;
A preocupação não é com o peso ou gordura corporal de uma pessoa com transtorno alimentar.
Grau de insight
-Com insight bom ou razoável: quando o indivíduo reconhece que suas crenças sobre seu corpo são distorcidas;
-Com insight pobre: quando a pessoa acredita que está provavelmente certa sobre suas crenças;
-Com insight ausente ou crenças delirantes: quando o indivíduo está completamente convencido de que suas crenças são a verdade.
É importante diferenciar de: Preocupações normais com a aparência e defeitos físicos claramente perceptíveis, Transtornos Alimentares (Anorexia e Bulimia), TOC, Transtorno de Ansiedade de Doença, Transtorno Depressivo Maior, Transtorno de Ansiedade Generalizada, Transtorno de Ansiedade Social e Transtornos Psicóticos.
O que é Dismorfia Muscular?
A Dismorfia Muscular é um tipo de Transtorno Dismórfico Corporal e ocorre quando a pessoa se preocupa que seu corpo é muito pequeno ou insuficientemente musculoso. Geralmente faz dieta e exercícios de musculação excessivamente, às vezes até causando danos ao corpo. Alguns usam substâncias perigosas para deixar o corpo ainda mais musculoso.
O que é Transtorno Dismórfico Corporal por Procuração?
É um tipo de Transtorno Dismórfico Corporal que ocorre quando a pessoa se preocupa com os defeitos percebidos na aparência de outra pessoa.
Exemplos:
-uma mãe supõe que a filha tem uma saliência desproporcional na barriga e emprega esforços excessivos para que isso seja corrigido ou disfarçado;
-um namorado que considera a namorada muito magra, exagera no apontamento do problema e na cobrança para que ela corrija o defeito com musculação ou evitando roupas que evidenciem a magreza.
A descrição do diagnóstico do Transtorno Dismórfico Corporal é baseada no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5). DSM-5 é o mais utilizado manual de diagnósticos de saúde mental no mundo, desenvolvido pela Associação Americana de Psiquiatria.
Características do Transtorno Dismórfico Corporal
Acredita parecer feia, sem atrativos, anormal ou deformada;
Concentra-se demais em pequenos detalhes do seu visual, em vez de ver o conjunto;
Valoriza excessivamente ser fisicamente atraente;
Pode existir o delírio de referência, ou seja, acreditar que outras pessoas também prestam especial atenção na sua aparência;
Há tendência a um maior nível de ansiedade, ansiedade social, esquiva social, humor deprimido, baixa autoestima, introversão e perfeccionismo.
O foco pode ser na pele (acne, marcas, rugas, palidez, etc.), pelos, cabelo (escasso, volumoso, etc.), nariz (tamanho ou formato), mamas, glúteos, bíceps, dentes, pernas, queixo, genitais, barriga e diversas outras partes do corpo;
As preocupações são intrusivas e incontroláveis, chegando a durar horas;
Os comportamentos são também incontroláveis, como comparar a parte do corpo incômoda com a de outras pessoas, olhar diretamente para a parte do corpo indesejada ou o reflexo dela no espelho, se observar muito em fotos, etc;
A pessoa pode passar a desenvolver “rituais”, tiques ou comportamentos repetitivos para arrumar excessivamente a parte a ser disfarçada. Exemplos: garantir que a camiseta não esteja marcando a barriga, ajeitar o cabelo para não aparecer uma falha e cobrir com maquiagem uma mancha no rosto;
Pode buscar procedimentos estéticos para mudar a forma do corpo ou o tom da pele;
Pode não se sentir satisfeita com o resultado do procedimento estético e ser violenta ou processar o profissional.
Nesta reportagem (em áudio) da BBC é possível conhecer histórias reais de pessoas com dismorfia corporal.
Terapia para o Transtorno Dismórfico Corporal
Atenuar a obsessão com a aparência;
Diminuir o julgamento e a autocrítica excessivos;
Construir uma autoimagem mais realista e saudável;
Reduzir os impulsos que levam aos rituais;
Aumentar habilidades emocionais para lidar com comparações e críticas;
Frear o perfeccionismo;
Revisar as crenças disfuncionais sobre atratividade;
Desenvolver uma autoestima consistente e menos dependente da aparência física;
Substituir pensamentos ruminantes sobre defeitos por pensamentos benévolos;
Ampliar o foco para novos interesses.
A terapia pode ajudar a encontrar uma forma mais abrangente de autopercepção, sem tanto julgamento da aparência física. Será possível explorar a cultura, os modismos, o histórico familiar, a formação da identidade, conflitos inconscientes, a autoestima, o medo de rejeição e vários outros aspectos que circundam o transtorno.
O Transtorno Dismórfico Corporal nasce de distorções cognitivas, que levam a uma percepção muito negativa da imagem pessoal . Um dos focos da terapia é diminuir a frequência dos comportamentos impulsivos e pensamentos incontroláveis.
Como eu posso ajudar
Posso ajudar com terapia individual online em um espaço seguro para que você possa explicar como se sente, sem ser julgado.
A Psicanálise e a Terapia Cognitivo-Comportamental TCC são muito eficientes na compreensão e no tratamento do Transtorno Dismórfico Corporal. A Psicanálise se concentra em desvendar os aspectos inconscientes do seu sofrimento e as origens dos sintomas. E a TCC ajuda nos problemas atuais, através de mudanças na forma de pensar e agir.
Como agendar
O agendamento das sessões é eletrônico no meu consultório virtual que fica na plataforma de terapia online Zenklub. A minha agenda aparece com todos os horários disponíveis e no seu fuso-horário local. Você pode realizar suas sessões pelo site no computador ou pelo app no seu celular. Caso precise, há um passo a passo de como agendar no meu site.
Aguardo você!
Psicóloga Ana Carolina Mainetti
CRP 08/17342