As alterações psicológicas ocorrem antes da menstruação e desaparecem nas outras fases do ciclo. Mudança de humor, irritabilidade, tensão, depressão, ansiedade e alterações no sono e apetite são os sintomas mais comuns. Conheça as consequências e como a terapia pode ajudar tanto no Transtorno Disfórico Pré-menstrual, como na TPM.
Diagnóstico do Transtorno Disfórico Pré-menstrual
A) Na maioria dos ciclos menstruais de um ano, pelo menos 5 dos sintomas listados em A e B devem estar presentes na semana anterior à menstruação, começar a melhorar depois do início da menstruação e tornarem-se mínimos ou ausentes na semana pós-menstrual.
B) Um ou mais destes sintomas deve estar presente de forma acentuada:
Mudança de humor ou sensibilidade à rejeição;
Irritabilidade, raiva ou aumento nos conflitos interpessoais;
Humor deprimido, desesperança ou autodepreciação;
Ansiedade, tensão ou nervosismo.
C) Um ou mais dos sintomas abaixo deve adicionalmente estar presente para atingir um total de 5 sintomas da lista B e C:
Interesse diminuído pelas atividades habituais;
Dificuldade em se concentrar;
Falta de energia, lentidão ou fadiga;
Alteração no apetite;
Hipersonia ou insônia;
Sentimento de sobrecarga ou de estar fora do controle;
Sensibilidade ou inchaço nas mamas, dores no corpo ou ganho de peso.
D) Os sintomas causam sofrimento significativo ou prejuízo em áreas importantes da vida e nas relações com outras pessoas.
E) Não se trata de sintomas de Transtorno Depressivo Maior, Transtorno de Pânico, Distimia, Transtorno de Personalidade ou a efeitos fisiológicos de alguma substância ou medicamento.
O diagnóstico do Transtorno Disfórico Pré-menstrual foi baseado no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5). DSM-5 é o mais utilizado manual de diagnósticos de saúde mental no mundo, desenvolvido pela Associação Americana de Psiquiatria e fundamenta o trabalho de psicólogos e psiquiatras do Brasil.
Consequências da TPM
Irritabilidade;
Agressividade;
Mau humor;
Sensibilidade emocional;
Choro fácil;
Baixa na autoestima;
Esquecimentos;
Diminuição da libido;
Indisposição;
Melancolia;
Insônia ou hipersonia;
Impaciência;
Vergonha;
Culpa;
Baixo rendimento;
Alteração no peso;
Conflitos amorosos;
Brigas familiares;
Dores no corpo;
Inchaço.
Terapia para o Transtorno Disfórico Pré-menstrual e TPM
Reconhecer e validar os sintomas desta fase;
Analisar o significado do sofrimento pré-menstrual;
Investigar se há estressores permanentes presentes;
Reconhecer se há conflitos constantes e legítimos nos relacionamentos;
Identificar os gatilhos que amplificam os sintomas;
Detectar crenças e comportamentos negativos e ansiosos;
Regular as emoções para lidar com impulsos intensos;
Explorar formas de obter conforto emocional;
Aprimorar a comunicação interpessoal;
Desenvolver habilidades de enfrentamento;
Fortalecer o autocuidado;
Encontrar alternativas preventivas;
Os sintomas psicológicos e corporais têm um impacto significativo na qualidade de vida durante a fase pré-menstrual do ciclo.
A terapia pode ajudar a manejar os sintomas emocionais, trabalhar na prevenção deles, bem como aumentar o autoconhecimento e as habilidades de comunicação interpessoal.
Algumas pessoas têm insatisfações silenciosas ao longo de todo o mês, conseguindo expressá-las abertamente durante a TPM.
Para refletir:
A ONU Mulheres foi criada para ampliar os esforços mundiais em defesa dos direitos humanos das mulheres. Também foi criado um movimento de conscientização sobre a importância de eliminar os estereótipos das mulheres nas campanhas publicitárias. É bastante comum que a TPM seja associada ao feminino de maneira pejorativa, sendo que é um problema de saúde mental. Vale a pena conhecer o Guia de desconstrução de estereótipos elaborada pela ONU Mulheres!
Como eu posso ajudar
Posso ajudar você com terapia individual online para que você não precise atravessar este período tão só. Ter acompanhamento psicológico pode amenizar a TPM e prevenir que ela se repita todos os meses.
Eu utilizo abordagens que são muito eficientes na compreensão e no tratamento das oscilações de humor, da sensibilidade emocional, da irritabilidade e dos demais sintomas do Transtorno Disfórico Pré-menstrual.
A Psicanálise se concentra em desvendar os aspectos inconscientes e as origens dos sintomas. Além de analisarmos a sua vida particular, percorreremos por conteúdos relacionados ao feminino, sexualidade, papel de homens e mulheres na sociedade, maternidade, perdas e outros temas que circundam o Transtorno Disfórico Pré-menstrual.
A TCC ajuda nos problemas atuais através de mudanças na forma de pensar e agir. Faremos a reestruturação das crenças cognitivas disfuncionais, a fim de que os pensamentos automáticos, negativos, ansiosos e catastróficos deixem de paralisar a vida na fase da TPM.
Como agendar
O agendamento das sessões comigo é eletrônico no meu consultório virtual que fica na plataforma de terapia online Zenklub. A minha agenda aparece com todos os horários disponíveis e no seu fuso-horário local. Você pode realizar suas sessões pelo site no computador ou pelo app no seu celular. Caso precise, há um passo a passo de como agendar no meu site.
Aguardo você!
Psicóloga Ana Carolina Mainetti
CRP 08/17342