top of page

Terapia Online

Psicóloga Ana Carolina

  • Facebook
  • Instagram
Psicóloga Ana Carolina Mainetti Terapia Online

Transtorno de Sintomas Somáticos: o que é e como tratar

Um sofrimento intenso ao perceber ou conviver com sintomas somáticos específicos, marcado por ansiedade elevada, pensamentos catastróficos ou muito tempo dedicado às preocupações com a saúde: este é o Transtorno de Sintomas Somáticos. Saiba como diferenciar de outros transtornos e como tratar.


Transtorno de Sintomas Somáticos homem com dor exagerada

Diagnóstico do Transtorno de Sintomas Somáticos


A) Presença de um ou mais sintomas somáticos que causam aflição ou perturbação significativa da vida diária;


B) Pensamentos, sentimentos ou comportamentos excessivos relacionados ao sintoma ou com a saúde, manifestados por um (ou mais) destes itens:

  1. Pensamentos desproporcionais e persistentes acerca da gravidade dos próprios sintomas;

  2. Nível de ansiedade persistentemente elevado sobre a saúde e os sintomas;

  3. Tempo e energia excessivos dedicados aos sintomas ou preocupações com a saúde.


C) A duração é de pelo menos 6 meses, mesmo que algum dos sintomas possa não estar continuamente presente.



Nível de Gravidade:


  • Leve: se apenas 1 dos sintomas do critério B está presente;

  • Moderada: Se há 2 ou mais sintomas do critério B;

  • Grave: Se além de haver 2 ou mais sintomas do critério B, há múltiplas queixas somáticas ou um sintoma somático muito grave.


Tipos:


  • Com dor predominante: quando os sintomas somáticos envolvem predominantemente alguma dor;

  • Persistente: quanto dura mais de 6 meses e é caracterizado por sintomas graves ou prejuízos marcantes.


Características do Transtorno de Sintomas Somáticos


  • Avalia os sintomas corporais como muito ameaçadores porque costuma pensar no pior;

  • O estado alarmado com a saúde pode assumir um papel central na vida;

  • Pode ter tido uma doença grave, de fato, e o transtorno surgiu em resposta ao medo de recorrência;

  • Tende a negar a ligação entre sofrimento psicológico e sintomas corporais;

  • Utiliza serviços de saúde frequentemente, o que raramente alivia as preocupações;

  • Pode haver verificações repetidas no corpo em busca de anormalidades ou sinais de doenças potencialmente fatais;

  • As somatizações muitas vezes estão relacionadas a algum sofrimento emocional ou a um histórico de traumas.


A descrição do diagnóstico do Transtorno de Sintomas Somáticos neste artigo foi baseada no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5). DSM-5 é o mais utilizado manual de diagnósticos de saúde mental no mundo, desenvolvido pela Associação Americana de Psiquiatria.


Diferenças do Sintomas Somáticos de outros transtornos


Há vários outros transtornos mentais que podem se parecer com o Transtorno de Sintomas Somáticos, mas há detalhes que os diferenciam:


-Transtorno de Ansiedade de Doença: difere do quadro somático porque na ansiedade de doença não há a presença de sintomas no corpo ou eles são mínimos.


-Transtorno Delirante: quando o Transtorno Delirante é do tipo Somático, geralmente os delírios são mais fortes ou de conteúdo bizarro em comparação ao Transtorno de Sintomas Somáticos.


-Transtorno de Pânico: os sintomas no corpo ocorrem em episódios agudos durante a crise de pânico, enquanto no Transtorno de Sintomas Somáticos, são mais persistentes.


-Transtorno Dismórfico Corporal: a preocupação é mais voltada a um defeito relacionado à aparência física, sendo que no Transtorno de Sintomas Somáticos a aflição gira em torno da saúde.


-Transtorno de Ansiedade Generalizada: neste caso, a pessoa apresenta ansiedade em diversos outros temas e não especialmente com sintomas corporais ou medo de doença.


-Distimia: é comum que seja acompanhada de sintomas somáticos, entretanto se diferencia do Transtorno de Sintomas Somáticos devido ao humor deprimido persistente e anedonia.


-Transtorno de Sintomas Neurológicos Funcionais TSNF: neste, o sintoma inicial é a perda ou alteração de função motora ou sensorial, enquanto no Transtorno de Sintomas Somáticos o foco é o sofrimento que os sintomas corporais causam.


-Transtorno Obsessivo-Compulsivo: há presença de comportamentos repetitivos para redução da ansiedade, o que não é uma característica do Transtorno de Sintomas Somáticos.



Como é a terapia para o Transtorno de Sintomas Somáticos?


  • Explorar os pensamentos automáticos e catastróficos sobre o adoecer;

  • Adaptar expectativas sobre saúde para uma perspectiva mais realista;

  • Melhorar o autocontrole em relação à hipervigilância do corpo;

  • Identificar os gatilhos que amplificam os sintomas físicos;

  • Aumentar a tolerância sobre o desconforto de certas sensações corporais;

  • Analisar o histórico de vida para compreender as origens dos sintomas somáticos;

  • Ampliar a consciência da correlação entre emoções e sintomas físicos;

  • Explorar novos interesses e temas mais positivos para se concentrar.


É mais frequente que pessoas com Transtorno de Sintomas Somáticos procurem ajuda médica do que ajuda psicológica, por não perceberem que suas preocupações são excessivas. Mas quando decidem encarar o lado psicológico dos seus sintomas ou quando passam a conhecer sobre a psicossomática, escolhem olhar não apenas para o corpo, mas para as emoções.



Como eu posso ajudar você


A elevada ansiedade com os sintomas do corpo e com a saúde pode abalar significativamente sua qualidade de vida, mas estou aqui para auxiliar através da terapia online!


Como o Transtorno de Sintomas Somáticos é um problema de percepção corporal e de cognição, a Terapia Cognitivo Comportamental TCC será usada durante o processo terapêutico para a reestruturação das crenças cognitivas disfuncionais.


Também utilizarei os conceitos da Psicanálise para investigarmos as causas mais profundas do seu funcionamento psíquico. Assim, teremos um clareamento sobre as raízes do medo de sentir desconforto, sentir dor, adoecer, ficar com sequelas ou morrer.

Ao poder expressar suas emoções verbalmente, possivelmente você passará a expressá-las menos fisicamente.


A relação entre a Psicanálise e o Transtorno de Sintomas Somáticos é explicada neste vídeo pelos profissionais do IPQ Soma - Ambulatório de Transtornos Somáticos do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.


Se você conhece uma pessoa que apresenta o Transtorno de Sintomas Somáticos, uma das melhores maneiras de ajudar é com o encorajamento a fazer terapia. É indicado tocar no assunto com muita empatia e respeito, pois quando alguém supõe que a somatização pode ter uma explicação psicológica, as pessoas com o Transtorno de Sintomas Somáticos podem entender como uma rejeição ou desconfiança de sua dor.



Como agendar


O agendamento das sessões de terapia é eletrônico no meu consultório virtual que fica na plataforma de terapia online Zenklub. A minha agenda aparece com todos os horários disponíveis e convertidos para o seu fuso-horário local. Você pode realizar as sessões de terapia online pelo site no computador ou pelo app do Zenklub no celular. Caso precise, no meu site, há um passo a passo de como agendar.


Mesmo com todas essas facilidades para marcar sua terapia, você pode sentir necessidade de perguntar alguma coisa mais específica ou conversar comigo antes da primeira sessão, então fique à vontade para me escrever no WhatsApp!


Aguardo você!


Psicóloga Ana Carolina Mainetti







Opmerkingen


bottom of page