top of page

Terapia Online

Psicóloga Ana Carolina

  • Facebook
  • Instagram
Psicóloga Ana Carolina Mainetti Terapia Online

Transtorno de Oposição Desafiante TOD em adultos

Como é o TOD em adultos?

Estar constantemente com raiva, envolver-se em muitas discussões, problematizar as coisas, questionar autoridades, não seguir regras, importunar pessoas, planejar vinganças e achar que estas condutas estão certas: este é um perfil representativo de uma pessoa com Transtorno de Oposição Desafiante, também conhecido por Transtorno Opositor Desafiador, Transtorno Opositivo Desafiador e Transtorno Opositivo Desafiante.


Adultos que sofrem de TOD não tratado ou não diagnosticado podem se sentir pouco compreendidos, pois raramente fala-se deste transtorno na vida adulta. Eles, muitas vezes, não reconhecem seu próprio comportamento como desafiador ou de oposição. Em vez disso, podem acreditar que estão reagindo a circunstâncias e demandas injustas, culpando os outros pelos conflitos. A oposição constante a figuras de autoridade torna difícil para adultos com TOD se manterem em empregos. Por serem rancorosos e vingativos, podem apresentar dificuldades em manter relacionamentos amorosos. E o perfil excessivamente argumentativo e explosivo atrapalha a conservação de amizades.

Apesar deste transtorno ser mais frequentemente diagnosticado na população infantil, também é relativamente comum que permaneça na idade adulta.


8 características do TOD em adultos:


1- perde a calma; 2- é raivoso e ressentido; 3- se sente facilmente incomodado; 4- questiona e desafia pessoas em posição de autoridade; 5- se recusa a obedecer regras ou pedidos de figuras de autoridade; 6- culpa os outros por seus erros ou pelo seu mau comportamento; 7- incomoda as pessoas propositalmente; 8- é vingativo ou maldoso.


Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais- DSM-5, o TOD em adultos consiste em um padrão de humor raivoso, irritável, com comportamento questionador, desafiante e índole vingativa. DSM-5 é o mais utilizado manual de diagnósticos de saúde mental no mundo, desenvolvido pela Associação Americana de Psiquiatria.



Como saber se um adulto tem TOD?

outros problemas de saúde mental ou estados emocionais passageiros que podem ser confundidos com TOD em adultos, então é importante observar se a persistência e a frequência dos comportamentos excedem os níveis considerados normais para a idade e a cultura. Os sintomas devem fazer parte de um padrão problemático de interações interpessoais, como por exemplo, conflitos frequentes com pais, professores, autoridades, chefes, colegas e parceiros românticos. Há um prejuízo significativo no ajustamento emocional, social, acadêmico e profissional da pessoa.



Inclusive, o TDAH é uma comorbidade muito comum com o TOD em adultos e pode haver dificuldade para saber se há a presença de um, de outro, ou de ambos os transtornos. No TOD em adultos, a falha em obedecer às solicitações é mais generalizada e não ocorre somente em situações que demandam esforço, atenção ou que exigem que se permaneça quieto, como no TDAH.


Em março de 2023, colaborei na composição do livro técnico "TDAH: Análises, compreensões e intervenções clínicas e pedagógicas". Caso queira conhecer o capítulo que escrevi: "REFLEXÕES SOBRE SINTOMAS DE TDAH NA ADULTEZ EMERGENTE", será possível acompanhar um pensamento abrangente sobre os sintomas de TDAH em adultos jovens.



Consequências do TOD em adultos


Desemprego, divórcios, brigas familiares, inimizades e problemas com a lei são algumas das possíveis consequências do TOD em adultos. Os comportamentos trazem sofrimento tanto para a pessoa, quanto para os outros com quem convive, causando impactos negativos nos ambientes em que frequenta. É comum, em casos leves de TOD em adultos, que as pessoas apresentem os comportamentos inapropriados somente em casa e apenas com membros da família. Mas podem se estender para outros círculos sociais, conforme a gravidade.


O início dos sintomas de TOD

Geralmente os primeiros indícios do TOD surgem durante os anos de pré-escola. Não há um motivo claro para o aparecimento desta psicopatologia, tanto podendo ser por causas neurobiológicas, como por padrões disfuncionais de educação. É difícil determinar se o comportamento da criança fez os pais agirem de uma maneira mais hostil ou se as práticas mais agressivas dos pais levaram a criança a ter esta condição. Ou até mesmo, se houve uma combinação de ambas as situações.


Uma criança ou adolescente com TOD tem aumentadas as chances para uma série de problemas de adaptação na idade adulta, como: comportamento antissocial, problemas de controle de impulsos, abuso de substâncias, ansiedade, depressão, TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade) e tentativas de suicídio.


Como eu posso ajudar

A psicoterapia individual propicia um espaço de escuta para que o TOD em adultos possa ser amenizado e eles possam expressar toda a sua raiva, enquanto recebem ajuda para identificar as causas dela e aprenderem maneiras novas mais apropriadas para reagir e se portar. Desenvolver comportamentos menos provocativos, aceitar melhor as regras, respeitar autoridades, reconhecer seus erros, são alguns dos objetivos a serem alcançados no tratamento psicológico. Ao ter mais autocontrole e cultivar interações pessoais mais positivas, naturalmente o mundo deixará de parecer tão incômodo.


Se você se identificou com este artigo e precisa de ajuda para lidar com os sintomas do TOD em adultos, eu posso te ajudar com terapia online. Ou, se você convive com alguém que apresenta Transtorno Opositor Desafiador, não precisa seguir sozinho na tentativa de entender e manejar os conflitos. Estou aqui para te auxiliar também! Me conheça mais, clicando aqui!



Como agendar

O agendamento das sessões é eletrônico no meu consultório virtual que fica na plataforma de terapia online Zenklub. A minha agenda aparece com todos os horários disponíveis e no seu fuso-horário local. Você pode realizar suas sessões pelo site no computador ou pelo app no seu celular. Caso precise, há um passo a passo de como agendar no meu site.


Psicóloga Ana Carolina Mainetti


TOD em adultos homem de braços cruzados, desafiador, opositivo

bottom of page