top of page

Terapia Online

Psicóloga Ana Carolina

  • Facebook
  • Instagram
Psicóloga Ana Carolina Mainetti Terapia Online

Transtorno de Ansiedade de Separação em adultos: um guia completo

O que é o Transtorno de Ansiedade de Separação em adultos?


O Transtorno de Ansiedade de Separação em adultos se caracteriza por medo ou ansiedade excessivos e persistentes em relação à separação, mesmo que momentânea, de alguém a quem se sente apegado, que geralmente pode ser: parceiro amoroso, mãe, filho, pai, animal de estimação, irmão ou amigo. Os sintomas de angústia, nervosismo ou pensamentos catastróficos perduram por mais de 6 meses e trazem prejuízos em áreas importantes da vida adulta.



transtorno de ansiedade de separação em adultos mulher medo pânico

Diagnóstico do Transtorno de Ansiedade de Separação em adultos


A) Medo ou ansiedade impróprios ou exagerados diante da separação de pessoas (ou animais) a quem o adulto tem apego, apresentando ao menos três destes aspectos:


  1. Sofrimento excessivo e recorrente frente ao afastamento real ou antecipado de casa ou de figuras importantes de apoio;

  2. Preocupação abundante e constante sobre o bem estar ou possível morte, perda ou perigos quando separado do ente querido, precisando saber o paradeiro e manter-se em contato;

  3. Demasiada e incessante preocupação de que um evento indesejado ocorra consigo e ocasione a separação de pessoas ou animais com os quais possui forte vínculo emocional;

  4. Relutância ou recusa a sair ou afastar-se de casa em virtude do medo de separação;

  5. Medo ou dificuldade em ficar sozinho ou sem as figuras importantes às quais é apegado;

  6. Dificuldade ou recusa em dormir fora de casa ou sem estar próximo a uma pessoa ou animal ao qual tem forte vínculo;

  7. Pesadelos frequentes envolvendo o tema da separação;

  8. Sintomas físicos ante a previsão ou ocorrência da ausência de figuras significativas de apego, como: palpitação, tontura, sensação de desmaio, dores e náusea.


B) O medo, a ansiedade ou a esquiva é persistente, durando pelo menos 6 meses.


C) A perturbação causa sofrimento significativo ou prejuízo no funcionamento social, acadêmico, profissional ou em outras áreas importantes da vida adulta.


D) Os sintomas não ocorrem em virtude de outro transtorno mental, como Transtorno do Espectro Autista, Transtornos Psicóticos, Agorafobia, Transtorno de Ansiedade Generalizada ou Transtorno de Ansiedade de Doença.


Os critérios diagnósticos do Transtorno de Ansiedade de Separação em adultos descritos acima foram baseado no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5). DSM-5 é o mais utilizado manual de diagnósticos de saúde mental no mundo, desenvolvido pela Associação Americana de Psiquiatria, fundamentando o trabalho de psicólogos e psiquiatras do Brasil.



Sintomas do Transtorno de Ansiedade de Separação em adultos


  • Preocupação excessiva: Medo constante de algo ruim acontecer consigo ou com o ente querido, como acidentes, doenças ou morte.

  • Falta de independência: Dificuldade em realizar tarefas, tomar decisões, cuidar de si ou passear sem a presença de uma figura de segurança.

  • Dificuldade em permanecer sozinho: Sensação de desamparo e pânico quando está desacompanhado.

  • Contato excessivo: Ligações, mensagens, acompanhamento da localização e cobranças para manter contato constante.

  • Sintomas físicos: Sintomas de ansiedade, pânico ou doenças psicossomáticas frequentes.

  • Pensamentos catastróficos: Propensão a enxergar perigos, mesmo em situações inofensivas.

  • Superproteção ou autoritarismo: Tendência a dificultar que as figuras de apego tenham autonomia ou liberdade.

  • Manipulação: Chantagem emocional para manter o ente querido por perto.

  • Permanência prolongada em relacionamentos: Relutância em finalizar uma relação, mesmo com a evidência de que não são compatíveis ou de que não é bem-vindo.

  • Viés de Confirmação: Quando ocorre um evento indesejado, confirma a crença de que sempre algo ruim pode ocorrer e por isso não deve se afastar da figura de apoio. Mas quando nada de negativo ocorre, a mente pode descartar que tudo fluiu bem quando separados. (Leia mais sobre Viés de Confirmação)



6 Consequências do Transtorno de Ansiedade de Separação em adultos


  1. Relacionamentos amorosos: Dificuldade em manter relacionamentos saudáveis devido à dependência emocional, necessidade excessiva de cuidados, ciúme ou possessividade.

  2. Relacionamentos familiares: Dependência prolongada dos pais, não buscando uma vida adulta própria. Quando tem filhos, pode não favorecer que se desenvolvam ou que se tornem independentes por precisar da companhia deles.

  3. Vida profissional ou acadêmica: Problemas com foco, produtividade e evolução por permanecer muito tempo envolvido com as figuras de apego ou com medo de afastar-se delas.

  4. Vida social: Eventos sociais podem ser evitados por exigirem tempo longe de casa ou dos entes queridos. Pode repelir possíveis amizades ao se mostrar muito carente ou controlador.

  5. Saúde mental: Aumento do risco de desenvolver outros transtornos, como Transtorno de Ansiedade Generalizada, Folie à Deux Amorosa, Depressão, Transtorno de Adaptação, Insônia, Fobias, Tanatofobia (medo da morte), Fobia Social e Transtorno de Pânico.

  6. Qualidade de vida: Redução da qualidade de vida devido à baixa autonomia para o autocuidado e ao constante estresse por medo de separação.



Terapia para Transtorno de Ansiedade de Separação em adultos


A terapia é a forma mais eficaz de tratamento para o Transtorno de Ansiedade de Separação em adultos. Mesmo que você não apresente os critérios suficientes para ser diagnosticado, possuir alguns deles já pode trazer problemas para sua vida e para a vida de outras pessoas.

 

10 Objetivos da terapia para Transtorno de Ansiedade de Separação em adultos

 

  1. Explorar os padrões de apego construídos na infância;

  2. Investigar os principais medos envolvendo os entes queridos;

  3. Aprender habilidades de enfrentamento para controlar a ansiedade;

  4. Promover que o sentimento de solidão possa ser menos assustador;

  5. Aceitar melhor as incertezas da vida;

  6. Tolerar permanecer sem a presença de figuras de apego;

  7. Construir mais autossuficiência e autoconfiança;

  8. Fortalecer a independência emocional;

  9. Aumentar o encorajamento para viver experiências desacompanhado;

  10. Cultivar relacionamentos sem dependência.

 

Como eu posso ajudar com o Transtorno de Ansiedade de Separação


  • Terapia individual online: ajudarei você a desenvolver maneiras mais funcionais de conviver consigo e com os outros.

  • Terapia Cognitivo Comportamental TCC: será usada durante o processo terapêutico para que possamos fazer a reestruturação das crenças cognitivas disfuncionais, a fim de que os pensamentos automáticos e catastróficos deixem de causar ansiedade e dependência.

  • Psicanálise: como esta técnica visa investigar as raízes mais profundas do funcionamento emocional, irei usá-la para que seja possível trazer à consciência certos conteúdos reprimidos, com o objetivo de que percam a força prejudicial.

  • Terapia Sistêmica: é uma abordagem que examina a pessoa em seu meio, como na família e em outras relações significativas, por isso será uma das ferramentas indispensáveis no tratamento do Transtorno de Ansiedade de Separação.

  • Terapia familiar ou de casal online: é um trabalho que inclui o ente querido e pode colaborar para que os dois lados possam se expressar e encontrar alternativas mais favoráveis para a relação. Pode ser necessário desenvolver um plano de separação gradual enquanto se adquire as habilidades de autonomia necessárias.

 

Como agendar


O agendamento das sessões de terapia é eletrônico no meu consultório virtual que fica na plataforma de terapia online Zenklub. A minha agenda aparece com todos os horários disponíveis e no seu fuso-horário local. Você pode realizar suas sessões de terapia pelo site no computador ou pelo app no seu celular. Caso precise, há um passo a passo de como agendar no meu site.


Lembrando que também é possível realizar terapia familiar ou terapia de casal online para tratar as causas e consequências do Transtorno de Ansiedade de Separação.


Aguardo você(s)!


Psicóloga Ana Carolina Mainetti

CRP 08/17342




 

Comments


bottom of page