top of page

Terapia Online

Psicóloga Ana Carolina

  • Facebook
  • Instagram
Psicóloga Ana Carolina Mainetti Terapia Online

Transtorno de Acumulação: quando o apego se torna insalubre

Uma necessidade de guardar objetos, com dificuldade de desapegar, organizar ou conter impulsos de adquirir mais coisas, obstruindo os espaços da casa de modo insalubre são características de uma pessoa acumuladora. Conheça mais sobre o Transtorno de Acumulação e como a terapia pode ajudar!


Transtorno de acumulação homem acumulador guarda objetos terapia

Diagnóstico do Transtorno de Acumulação


  1. Dificuldade persistente de descartar ou de se desfazer de pertences, independentemente do seu valor real.

  2. Esta dificuldade se deve a uma necessidade de guardar os itens e ao sofrimento associado a descartá-los.

  3. A dificuldade de descartar os pertences resulta na acumulação de itens que congestionam e comprometem os espaços. Se as áreas de estar não estão obstruídas, é somente devido a intervenções de outras pessoas.

  4. A acumulação causa sofrimento significativo ou prejuízo no funcionamento social, profissional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo.

  5. A acumulação não é devida a outra condição médica, como por exemplo lesão cerebral.

  6. A acumulação não ocorre por outros transtornos mentais, como Transtorno Obsessivo-Compulsivo, Autismo, Transtorno Depressivo Maior e outros.


Especificadores


Com aquisição excessiva:

Se a dificuldade de descartar os pertences está acompanhada da aquisição excessiva de itens que não são necessários ou para os quais não existe espaço disponível.

Inclui a "Acumulação de animais" com falha em proporcionar padrões mínimos de nutrição, saneamento, cuidados veterinários e espaço de circulação.

(Saiba mais sobre acumulação de animais nesta reportagem.)


Com insight bom ou razoável

Quando a pessoa reconhece que as crenças e os comportamentos relacionados à acumulação são problemáticos.


Com insight pobre

Quando a pessoa reconhece que as crenças e os comportamentos relacionados à acumulação não são problemáticos, apesar das evidências em contrário.


Com insight ausente / crenças delirantes

Quando a pessoa está completamente convencida de que crenças e os comportamentos relacionados à acumulação não são problemáticos, apesar das evidências em contrário.


O diagnóstico do Transtorno de Acumulação descrito acima, foi baseado no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5). O DSM-5 é o mais utilizado manual de diagnósticos de saúde mental no mundo, desenvolvido pela Associação Americana de Psiquiatria e fundamenta o trabalho de psicólogos e psiquiatras do Brasil.


Características do Transtorno de Acumulação

  • Forte apego sentimental aos pertences;

  • Sensação de ser responsável pelo destino dos objetos;

  • Tendência à indecisão, perfeccionismo, procrastinação, esquiva e distratibilidade;

  • Desconsidera a insalubridade ou periculosidade de onde vive;

  • Pode ter histórico de eventos vitais estressantes ou traumáticos;

  • Maior predisposição para conflitos familiares, com vizinhos e autoridades.


Terapia para o Transtorno de Acumulação

  • Investigar as origens do comportamento acumulador;

  • Expressar sobre o significado emocional dos itens acumulados;

  • Reestruturar padrões de pensamento de apego;

  • Identificar os prejuízos causados a si;

  • Desenvolver a percepção de como a acumulação afeta os outros;

  • Aprimorar habilidades de tomada de decisão;

  • Desenvolver estratégias de organização;

  • Resistir ao impulso de acumular mais itens;

  • Cultivar o autocuidado;

  • Explorar novos interesses.


Como eu posso ajudar


Através da terapia individual online posso ajudar no melhor gerenciamento de crenças e comportamentos associados à desordem e à dificuldade de desapego. Uma casa desorganizada pode estar indicando um interior emocional desorganizado. Portanto, iremos nos concentrar em desvendar melhor os aspectos inconscientes envolvidos no hábito de acumular. Em paralelo, trabalharemos nas reestruturações necessárias no pensar e agir.


Se você conhece uma pessoa que apresenta o Transtorno de Acumulação, uma das melhores maneiras de ajudar é com o encorajamento a fazer terapia. É indicado tocar no assunto com muita empatia e respeito, pois é possível que a pessoa já tenha sido abordada, muitas vezes na vida, de forma impaciente por quem convive mais de perto. E os sentimentos de incompreensão e rejeição podem contribuir para a manutenção ou piora do transtorno.


As prefeituras das cidades costumam ter programas voltados tanto ao cuidado de saúde com a pessoa acumuladora, quanto com o bem estar coletivo. Caso seja útil mostrar à pessoa acumuladora, aqui está um decreto da Prefeitura de São Paulo sobre o tema.


Como agendar


O agendamento das sessões é eletrônico no meu consultório virtual que fica na plataforma de terapia online Zenklub. A minha agenda aparece com todos os horários disponíveis e no seu fuso-horário local. Você pode realizar suas sessões pelo site no computador ou pelo app no seu celular. Caso precise, há um passo a passo de como agendar no meu site.


Aguardo você!


Psicóloga Ana Carolina Mainetti





Comments


bottom of page