top of page

Terapia Online

Psicóloga Ana Carolina

  • Facebook
  • Instagram
Psicóloga Ana Carolina Mainetti Terapia Online

Transtorno da Personalidade Histriônica: relacionamento amoroso e diagnóstico

Se você percebe um padrão de emocionalidade excessiva e muita busca por atenção, você pode ter uma personalidade histriônica. E se você se relaciona amorosamente com alguém assim, pode sentir insegurança e instabilidade. Conheça quais são os critérios diagnósticos, características dos relacionamentos amorosos e como a terapia online pode ajudar!


mulher bonita chama atenção personalidade histriônica terapia relacionamento amoroso

Diagnóstico do Transtorno da Personalidade Histriônica


  1. Desconforto em situações em que não é o centro das atenções;

  2. Usa a aparência física para atrair a atenção;

  3. Mostra dramatização, teatralidade e expressão exagerada das emoções;

  4. Tem um discurso voltado a impressionar;

  5. Considera as relações mais íntimas do que elas são;

  6. A interação com os outros é marcada por comportamento sedutor, inadequado ou provocativo;

  7. Exibe mudanças rápidas e expressão superficial das emoções;

  8. É sugestionável.


O diagnóstico do Transtorno da Personalidade Histriônica, segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), se refere a uma pessoa que apresente pelo menos 5 das características citadas acima. E só deve-se diagnosticar o transtorno se a condição causar prejuízo significativo na vida ou sofrimento.


O DSM-5 é o mais utilizado manual de diagnósticos de saúde mental no mundo, desenvolvido pela Associação Americana de Psiquiatria e baseia o trabalho de psicólogos e psiquiatras do Brasil.




Características da Personalidade Histriônica


  • Apresentar-se como cheia de vida, entusiasmada ou sedutora para chamar a atenção;

  • Pode fazer algo dramático ou inventar uma história para atrair os olhares;

  • Pode flertar inapropriadamente com pessoas ou em ambientes não propícios;

  • Quer impressionar os outros com a aparência, investindo muito tempo e dinheiro nisso;

  • Chateia-se facilmente com alguma crítica ou fotografia desvaforável;

  • Causa a suspeita de estar dissimulando;

  • Influencia-se por modismos;

  • Busca incessantemente por novidades por sentir tédio facilmente.


Como é o relacionamento amoroso com um histriônico?


O estilo de ser cativante, festeiro e atraente costuma envolver os pretendentes em um primeiro momento, mas a superficialidade passará a ser uma queixa quando o relacionamento iniciar.

Mas pode acontecer uma dependência acentuada por parte do histriônico quando ele escolhe um papel de fragilidade para obter atenção ilimitada, causando sufocamento na outra pessoa.


A manipulação emocional, algumas vezes acontece para alcançar a posição central que deseja ocupar, utilizando a dramatização, causando ciúme propositalmente, chantageando ou seduzindo sexualmente. Parceiros podem se sentir confusos se realmente são importantes para o histriônico ou se estão servindo de diversão.



A superficialidade e variabilidade das emoções podem causar insegurança porque não são percebidas firmeza e constância nos sentimentos amorosos do histriônico.

Um dos riscos apontados por pessoas que se relacionam com um histriônico é sentir que podem ser negligenciados ou traídos porque ele enjoa facilmente e quer dar espaço a excitação de novos envolvimentos.


O parceiro pode sentir um mal estar ou constrangimento com os “excessos” do histriônico, seja na vestimenta chamativa, no beber compulsivo, no flerte com os outros ou na busca por diversão ou prazer ilimitados.


O histriônico pode ter baixa responsabilidade afetiva, culpando o parceiro pelos próprios erros ou procurando respostas mágicas em horóscopo e curandeiros em vez de se engajar na relação de maneira sensata.


Outro fenômeno que pode surgir é o histriônico se mostrar mais interessado no impacto social que o relacionamento causa do que nas experiências em casal. Por exemplo, pode chegar a preferir que sejam postadas declarações inusitadas e criativas nas redes sociais no lugar de viver momentos românticos a dois.


Por mudarem muito de ideia e serem influenciáveis por modismos, podem não manter uma carreira contínua, sempre recomeçando outra, o que pode sobrecarregar financeiramente o parceiro, já que todo profissional iniciante recebe menor salário.



Como é a terapia para o Transtorno da Personalidade Histriônica?


  • Descobrir as origens da necessidade de ser o centro das atenções;

  • Fazer uma melhor leitura dos ambientes e das pessoas para evitar constrangimentos;

  • Construir uma autoestima mais completa e não apenas concentrada na imagem;

  • Desenvolver a empatia;

  • Administrar melhor a frustração e o tédio;

  • Fortalecer a independência emocional;

  • Encontrar condutas que sejam menos autocentradas;

  • Regular as emoções para evitar excessos;

  • Cultivar relacionamentos mais estáveis e saudáveis;

  • Estabelecer objetivos pessoais significativos e duradouros.

Devido à condição de busca por novidades, modismos e respostas mágicas, muitos histriônicos podem não aderir a uma psicoterapia. Mas quando reconhecem o prejuízo que seus traços causam em sua vida e na vida dos outros, podem desejar verdadeiramente a mudança.



Como eu posso ajudar

A terapia individual online é a maneira que posso ajudar você no seu autoconhecimento e na busca por alternativas mais favoráveis na construção de relacionamentos mais saudáveis.


Se alguém com quem você se relaciona amorosamente apresenta o Transtorno da Personalidade Histriônica e você quer aprender melhor como lidar, a terapia também é indicada para você! Posso auxiliar, tanto em sessões de terapia online individual, como em terapia de casal.



Como agendar


O agendamento das sessões de terapia é eletrônico no meu consultório virtual que fica na plataforma de terapia online Zenklub. A minha agenda aparece com todos os horários disponíveis e no seu fuso-horário local. Você pode realizar suas sessões de terapia pelo site no computador ou pelo app no seu celular. Caso precise, há um passo a passo de como agendar no meu site.


Lembrando que também é possível realizar terapia de casal online para tratar as causas e consequências dos traços histriônicos na relação amorosa.


Aguardo você(s)!


Psicóloga Ana Carolina Mainetti











Comments


bottom of page