Distanciamento, indiferença, pouca expressão de emoções, isolamento social: estas são as particularidades de uma pessoa esquizoide. Conheça mais detalhes sobre o transtorno e o tratamento psicológico.
Diagnóstico do Transtorno da Personalidade Esquizoide
A) Um padrão de distanciamento das relações sociais e pouca expressão de emoções, apresentando 4 ou mais das características abaixo:
Não deseja e nem desfruta das relações íntimas, inclusive ser parte de uma família;
Quase sempre opta por atividades solitárias;
Tem prazer em poucas atividades ou nenhuma;
Não tem amigos próximos ou confidentes que não sejam parentes de primeiro grau;
Indiferente ao elogio ou à crítica;
Frieza emocional, distanciamento ou embotamento afetivo.
B) Não é um sinal de Esquizofrenia, Transtorno Bipolar, Depressão, Transtornos Psicóticos, Autismo ou outra condição médica.
Também é importante diferenciar o Transtorno da Personalidade Esquizoide ou diagnosticar comorbidade com: Transtorno da Personalidade Paranoide, Transtorno da Personalidade Evitativa, Transtorno de Ansiedade Social (Fobia Social), Transtorno Delirante, Transtorno da Personalidade Esquizotípica, Transtorno da Personalidade Obsessivo-Compulsiva, Transtorno do Estresse Pós-Traumático TEPT e Transtornos por uso de substâncias.
O diagnóstico do Transtorno da Personalidade Esquizoide, segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), se refere a uma pessoa que apresente as características citadas acima. O DSM-5 é o mais utilizado manual de diagnósticos de saúde mental no mundo, desenvolvido pela Associação Americana de Psiquiatria e fundamenta o trabalho de psicólogos e psiquiatras do Brasil.
Características da Personalidade Esquizoide
Sente-se como um observador em vez de um participante da vida;
Indiferente a oportunidades de desenvolver relações próximas;
Não sente satisfação em fazer parte de um grupo;
Sua vida pode parecer sem rumo;
Desinteresse em experiências sexuais ou românticas;
Pouca expressão facial ou reciprocidade social;
Raramente sente emoções fortes, como raiva ou alegria;
Reage de forma passiva;
Desapegado das normas e expectativas sociais;
Reduzido prazer em experiências sensoriais;
Pode ser extremamente sensível, sem deixar isso aparecer;
Prefere atividades mecânicas ou abstratas, como jogos eletrônicos.
Tratamento psicológico para o Transtorno da Personalidade Esquizoide
Identificar as origens do desinteresse social;
Aumentar a compreensão sobre as próprias emoções;
Reestruturar pensamentos disfuncionais sobre relações interpessoais;
Cultivar uma perspectiva mais realista sobre o convívio social;
Aumentar gradualmente a expressão emocional;
Desenvolver uma comunicação mais assertiva;
Aprender habilidades sociais;
Identificar desejos e objetivos;
Aumentar o encorajamento para viver experiências e aspirações.
Como a indisposição para vínculos humanos é elevada, as pessoas com este transtorno podem não considerar a ajuda de um terapeuta. Mas quando entendem que precisam sair da sua 'zona de conforto' e decidem fazer terapia, podem, através dela, iniciar uma jornada de interações sociais mais seguras e proveitosas.
Justamente pelo isolamento social, não possuem uma rede de apoio suficiente para momentos delicados, por isso o suporte psicológico se torna ainda mais importante.
Como eu posso te ajudar
Através da terapia online ajudarei você a desenvolver maneiras de se conectar consigo mesmo e com as outras pessoas. Iremos percorrer por várias fases da sua vida para entendermos como o desinteresse por convívio foi se construindo. Mesmo que você não tenha todos os critérios para o diagnóstico deste Transtorno de Personalidade, possuir alguns deles, já pode causar sofrimento.
A Psicanálise e a Terapia do Esquema são abordagens que conseguem compreender o funcionamento psíquico de uma pessoa esquizoide, ao mesmo tempo que ajudam naquilo que causa sofrimento ou desconforto pelo seu jeito de ser. A ideia não é uma transformação forçada para uma personalidade oposta ou muito diferente. O objetivo é ultrapassar os obstáculos que te mantém isolado, te ajudar a sair gradativamente do 'casulo' e permitir que você possa usufruir da vida e do convívio com as pessoas.
A terapia online traz vantagens por permitir um espaço terapêutico menos invasivo do que em um contato cara a cara. É uma modalidade de psicoterapia simples de acessar e pode ser realizada de sua casa.
Como agendar
O agendamento das sessões é eletrônico no meu consultório virtual que fica na plataforma de terapia online Zenklub. A minha agenda aparece lá com todos os horários disponíveis e convertidos para o seu fuso-horário local. Caso precise, há um passo a passo de como agendar no meu site. Você pode realizar suas sessões por videochamada pelo site no computador ou pelo app no seu celular. Se preferir, a sessão pode ocorrer sem vídeo ou por chat. Como você se sentir mais confortável!
Aguardo você!
Psicóloga Ana Carolina Mainetti
CRP 08/17342