O que é o Transtorno Disruptivo da Desregulação do Humor TDDH?
Irritabilidade crônica grave
Consiste em um estado de humor persistentemente irritável ou zangado. É uma característica permanente, presente na maior parte do dia e observável por outras pessoas nos ambientes onde a pessoa convive.
Explosões de raiva
Em paralelo com a irritabilidade crônica, a pessoa apresenta explosões de raiva desproporcionais à situação ou provocação. Geralmente estas reações explosivas ocorrem em resposta à frustração. As crises de raiva podem envolver discussões, gritos, insultos, agressão física contra pessoas, objetos e propriedades.
O início dos sintomas do Transtorno Disruptivo da Desregulação do Humor normalmente ocorrem por volta dos 7 a 18 anos de idade.
É importante diferenciar de Transtorno Bipolar, Transtorno Explosivo Intermitente, Transtorno da Personalidade Borderline, Autismo, Transtorno do Estresse Pós-Traumático TEPT, Transtorno de Oposição Desafiante TOD, TDAH, e sintomas de uso de substâncias.
Consequências do Transtorno Disruptivo da Desregulação do Humor
A irritabilidade crônica observada no Transtorno Disruptivo da Desregulação do Humor TDDH está associada à marcada perturbação na família e em outras relações interpessoais, bem como na vida acadêmica e profissional. São pessoas que podem apresentar dificuldade em manter amizades e participar de atividades que outras pessoas geralmente desfrutam.
Durante os episódios de explosão de raiva, a pessoa pode agredir verbal ou fisicamente outras pessoas. Com isso, pode ter como consequência o envolvimento em comportamentos ilegais ou de risco, bem como ser condenada por infringir a lei.
Mas o estado irritadiço constante não indica que a pessoa é necessariamente agressiva, pois o sentimento de raiva não é fundamentalmente acompanhado de violência. Pode ocorrer um impulso agressivo contra a fonte de frustração, sim, especialmente durante os ataques de raiva. Mas alguns adolescentes e adultos desenvolvem outros comportamentos agressivos menos evidentes, como o sarcasmo, a desqualificação das outras pessoas, o excesso de crítica, chantagem, ameaça, humilhação e discriminação.
Crianças e adolescentes com Transtorno Disruptivo da Desregulação do Humor têm risco aumentado para desenvolver depressão, ansiedade, ideação suicida e comportamentos de risco. Inclusive, se você tiver uma destas condições e suspeitar que na sua infância ou adolescência você permaneceu com frustração, raiva ou irritabilidade, isso pode ter sido causado pelo Transtorno Disruptivo da Desregulação do Humor TDDH não diagnosticado.
Como é a terapia para o Transtorno Disruptivo da Desregulação do Humor TDDH?
Reconhecer e nomear as emoções;
Identificar o que desencadeia a frustração e a raiva;
Desenvolver maneiras mais saudáveis de lidar com as emoções;
Aprender a expressar as emoções de modo assertivo e ponderado;
Encontrar novas estratégias de resolução de conflitos.
Como eu posso ajudar no TDDH
A Terapia Cognitivo Comportamental TCC e a Psicanálise trazem bons resultados no tratamento psicológico do Transtorno Disruptivo da Desregulação do Humor. Durante a terapia online, eu exploro os gatilhos que desencadeiam a irritabilidade, o histórico familiar e escolar para a identificação das influências ambientais, bem como o desenvolvimento de novas formas de pensar e agir. A terapia pode ajudar na construção de abordagens mais saudáveis para lidar com situações estressantes e emoções intensas.
Se você convive com alguém com Transtorno Disruptivo da Desregulação do Humor TDDH e quer saber como lidar, a terapia também é indicada para você! E em caso de relacionamento amoroso onde um ou os dois apresentam irritabilidade crônica e crises de raiva, pode ser de grande ajuda uma terapia de casal.
Caso a pessoa com TDDH seja um adolescente, eu também posso ajudar. E os pais podem ler este artigo para saber maiores detalhes sobre meu trabalho de terapia online com adolescentes.
Um alerta importante: caso você esteja sendo vítima de algum tipo de violência por parte de um parceiro íntimo que apresente características explosivas violentas, conheça seus direitos e como a lei pode te proteger!
Como agendar
O agendamento das sessões de terapia é eletrônico no meu consultório virtual que fica na plataforma de terapia online Zenklub. A minha agenda aparece com todos os horários disponíveis e no seu fuso-horário local. Você pode realizar suas sessões de terapia pelo site no computador ou pelo app no seu celular. Caso precise, há um passo a passo de como agendar no meu site.
Lembrando que também é possível realizar terapia de casal online para tratar as causas e consequências do comportamento irritadiço e explosivo dentro do relacionamento.
Aguardo você(s)!
Psicóloga Ana Carolina Mainetti