O que é terapia de casal perinatal?
A terapia de casal perinatal visa atender às necessidades psicológicas dos pais desde antes da concepção até o pós-parto. Sendo um espaço seguro e acolhedor, o terapeuta de casal perinatal permite que os casais possam expressar emoções que abrangem a chegada de um filho, principalmente: planejamento familiar, sexualidade, gestação, parto, pós-parto, parentalidade, reprodução assistida, adoção e desenvolvimento infantil. Além disso, é possível tratar as repercussões emocionais em casos de medo do parto, gravidez de risco, perda gestacional, infertilidade e dificuldades para amamentar.
A importância da terapia de casal perinatal
Todos os momentos que envolvem a vinda de um bebê são transformadores na vida de um casal. É comum que os pais vivenciem emoções intensas, como alegria, realização, ansiedade e insegurança. Essa nova fase também pode trazer desafios e mudanças significativas na dinâmica do relacionamento e por isso o casal pode precisar de ajuda especializada.
Sendo um assunto muito atual, a Organização Mundial da Saúde vem alertando para o cuidado da Saúde Mental das mulheres na fase de gravidez e pós-parto. (Saiba mais aqui).
A participação de ambas as pessoas do casal na terapia de casal perinatal promove a prevenção de problemas emocionais da gestante e uma uma experiência pós-natal muito mais positiva para todos.
5 motivos para fazer terapia de casal perinatal
Comunicação amorosa: A terapia ajuda os casais a desenvolverem uma comunicação eficaz e gentil, permitindo que exponham seus sentimentos e necessidades de forma clara e respeitosa.
Adaptação aos novos papéis: A vinda de um novo integrante à família exige uma readaptação dos papéis de cada um na relação. A terapia de casal perinatal oferece meios para construir uma nova dinâmica familiar e mais confiança como pais.
Busca de harmonia: É comum que cada um tenha expectativas, necessidades e opiniões diferentes em relação ao período perinatal. A terapia proporciona que os casais possam abordar e resolver as questões divergentes de forma construtiva e harmoniosa.
Apoio emocional: A terapia de casal perinatal oferece apoio psicológico para os pais, ajudando-os a lidar com a espera, as alterações hormonais, os medos, a fadiga, as novas responsabilidades e as demais mudanças.
Prevenção de problemas: A terapia de casal perinatal pode prevenir o surgimento de problemas mais sérios, como Transtorno de Ansiedade Generalizada, depressão pós-parto, Transtorno de Adaptação, violência psicológica, brigas, separação ou outras questões que possam afetar tanto o casal, quanto a criança.
3 benefícios da terapia de casal perinatal
Fortalecimento do vínculo: A terapia ajuda a fortalecer o vínculo entre o casal, aumentando a confiança e a intimidade. Consequentemente o vínculo dos pais com o bebê também será mais fortalecido.
Melhora da qualidade de vida: Ao lidar com as dificuldades de forma mais eficaz, os casais podem desfrutar de uma melhor qualidade de vida e de um relacionamento familiar mais saudável.
Criação de um ambiente mais seguro para o bebê: Um casal forte e unido proporciona um espaço emocional mais tranquilo e favorável para o desenvolvimento do bebê.
Como funciona a terapia de casal perinatal?
A terapia de casal perinatal é um processo adaptado às necessidades de cada casal e visa dar atenção a toda e qualquer emoção envolvida na parentalidade e conjugalidade.
Também pode ter diversas outras funções, como: pré-natal psicológico, terapia sexual, revisão de valores familiares, construção de rede de apoio e orientações sobre educação de filhos.
As sessões ocorrem de forma online, por videochamada, e a frequência é definida na primeira sessão. Durante o andamento da terapia, o casal terá a oportunidade de:
Expressar emoções: Verbalizar os sentimentos individuais e necessidades não atendidas.
Construir a paternidade e maternidade em conjunto: Chegar a um consenso sobre o papel de cada um nesta nova fase.
Compreender melhor o parceiro: Entender como o outro se sente e o que necessita.
Melhorar o diálogo: Aprender a se comunicar de forma mais assertiva e amorosa.
Ser compreendido: Ter ajuda para que o parceiro tenha uma compreensão empática.
Estabelecer uma rotina familiar: Criar uma rotina que atenda às necessidades de todos os membros da família.
Como eu posso ajudar
Sendo uma psicóloga experiente em terapia de casal e psicologia infantil, com pós-graduação em Terapia de Casal e Sexualidade, estou preparada para tratar as divergências e desafios da vida a dois envolvendo a chegada de uma criança. Com o apoio adequado vocês poderão construir uma nova família juntos!
Acredito na importância de personalizar o tratamento psicológico para cada casal. Por isso, tenho especialização em diferentes abordagens terapêuticas, como: Psicanálise, Terapia Sistêmica e Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC).
É possível agendar a sessão comigo de forma totalmente eletrônica, no meu consultório virtual, que fica na plataforma de terapia online Zenklub.
Como agendar
Vocês podem consultar a minha agenda, que aparece com todos os horários disponíveis e já convertidos para o fuso-horário de onde estão. O pagamento e a sessão por videochamada também acontecem na plataforma Zenklub, de forma prática e segura. Tudo isso usando um computador ou celular.
Mesmo com todas essas facilidades para marcar a terapia de casal perinatal, vocês podem sentir necessidade de perguntar alguma coisa mais específica ou conversar comigo antes da primeira sessão, então fiquem à vontade para me escrever no WhatsApp!
Aguardo vocês!
Psicóloga Ana Carolina Mainetti