top of page

Terapia Online

Psicóloga Ana Carolina

  • Facebook
  • Instagram
Psicóloga Ana Carolina Mainetti Terapia Online

Família Narcisista: características

Uma das principais características de uma família narcisista é a atenção girar em torno de um ou mais membros com traços narcisistas, tornando o ambiente familiar prejudicial e destinando os demais familiares a papeis disfuncionais.


família narcisista pai mãe facilitador bode expiatório características


5 Características de uma família narcisista


  1. Egocentrismo exacerbado: As pessoas narcisistas são o centro da família, e suas opiniões e necessidades são colocadas acima de todas as outras.


  2. Laços superficiais: As relações são baseadas em interesses e não em amor verdadeiro, o que impede a construção de vínculos autênticos e profundos entre os componentes da família.


  3. Manipulação: O narcisista manipula e abusa dos demais familiares para manter o poder e controle. Táticas usadas são: gaslighting, triangulação, negação, vitimização, chantagem, dentre outras. Entre o casal, são comuns a violência psicológica e o DARVO.


  4. Fachada de família feliz: Há esforços em manter uma imagem impecável que esconde a verdade sobre a dinâmica familiar disfuncional.


  5. Incongruência emocional: A falta de empatia e de amor geram um clima de indiferença, competição e sofrimento para os membros, apesar da imagem contrária.


Estrutura de uma família narcisista


Narcisista

O narcisismo pode permear todas as gerações de uma família, sendo observado em pais, mães, avós, filhos e netos. A presença de um narcisista pode influenciar significativamente as dinâmicas familiares, e não é raro encontrar mais de um indivíduo com essas características em um mesmo núcleo familiar. Casos comuns incluem casais narcisistas, um dos pais narcisista com filho ou genitor narcisista.


A pessoa com narcisismo geralmente tem Transtorno da Personalidade Narcisista ou características muito fortes. Por meio de seus comportamentos e expectativas, exerce um controle significativo sobre os demais membros. Esse padrão influencia as regras, papéis e emoções dentro da família, criando um ambiente onde as suas necessidades e desejos tendem a ser priorizados, desconsiderando o grupo familiar como um todo.

 

Facilitador

O facilitador é aquele componente que garante a manutenção do poder e controle do narcisista. Ao atender aos seus interesses e reforçar sua imagem, em troca, busca a aprovação e validação do narcisista, alimentando um ciclo de codependência. O facilitador, apesar de também ser uma vítima de abusos, contribui para os demais membros serem desrespeitados pelo narcisista.


O facilitador do narcisista pode ser qualquer membro da família: cônjuge, um filho, avó ou mais de um familiar simultaneamente. Os tipos mais comuns de facilitadores são:


  • Conarcisista: geralmente, em um casal, quando apenas um deles é narcisista, o outro tende a ser o facilitador com características conarcisistas. Este, alimenta, sem perceber, o narcisismo do outro. Por serem personalidades complementares, podem permanecer nestes papeis indefinidamente. Narcisistas tendem a buscar a liderança ou controle das situações. Do outro lado, o codependente é habituado a uma postura subserviente ou passiva.

    Leia mais sobre Narcisismo e Conarcisismo no relacionamento amoroso neste outro artigo que escrevi.


  • Favorito: também chamados de herói ou criança dourada, geralmente é um dos filhos e recebe todas as atenções positivas do narcisista, servindo como uma extensão dele mesmo. É quem tipicamente representa a família, mantendo a boa imagem pública. O resto do mundo não o gratifica com uma posição privilegiada, por isso é comum que fique dependente deste posto e se torne uma pessoa narcisista também.


  • Mascote: normalmente é a pessoa mais nova da família e assume o papel de animador, buscando aliviar tensões e desviar a atenção de problemas mais profundos. Mesmo não parecendo estar sendo abusado, está a serviço do narcisista e tem um papel de facilitar que a dinâmica permaneça intacta através de distrações, humor ou entretenimento.

 

Culpado

Em famílias disfuncionais, um membro pode ser escolhido para ser o culpado ou bode expiatório. Na família narcisista, essa pessoa, geralmente a mais vulnerável ou a que se destaca por sua honestidade, é alvo de críticas e acusações injustas. Ao culpar o bode expiatório, os outros membros da família podem evitar lidar com os problemas reais e manter a fachada de uma família feliz e unida.


Invisível

O familiar invisível é aquele que é sistematicamente ignorado e negligenciado. Sem receber atenção, elogios ou qualquer forma de reconhecimento, essa pessoa se sente como se não existisse. O narcisista não tem interesse nas necessidades desse membro da família por não ter utilidade para ele. Mas pode prover cuidados suficientes para evitar que outros notem o descaso com este parente.



Consequências do sistema familiar narcisista


Embora os papéis familiares em um ambiente narcisista possam parecer fixos, eles podem mudar ao longo do tempo e uma mesma pessoa pode experimentar várias consequências emocionais estando em posições diferentes. O trauma do narcisismo se perpetua através das gerações, afetando todos os membros da família de alguma forma.


Fazer parte de uma família narcisista pode ter consequências profundas e permanentes na saúde mental. A exposição constante a abuso psicológico, manipulação, exclusão, críticas, gaslighting, DARVO e falta de validação emocional pode levar a uma série de problemas psicológicos, como:



Muitas pessoas, mesmo desejando evitar repetir os padrões do narcisista, podem inadvertidamente perpetuá-los ou seguir adoecendo. Quebrar esse ciclo exige um profundo autoconhecimento e esforço, mas é fundamental para promover a cura e o bem-estar.


Tratamento para membros de uma família narcisista


A terapia familiar, de casal ou individual pode resolver muitos problemas disfuncionais da família de origem. Entretanto é bom ter expectativas realistas sobre tentar consertar ou tratar a família inteira, pois não temos o poder de mudar os outros. Mas como possuímos uma capacidade substancial de autotransformação, o  caminho mais certeiro é trabalhar sua própria recuperação.


A terapia oferece um espaço seguro para repensar as relações, seu papel na estrutura familiar e explorar as feridas emocionais causadas por aqueles que deveriam amá-lo. Ao desenvolver estratégias para construir uma vida mais saudável e feliz, você estará dando um passo importante no rompimento de padrões disfuncionais e abusivos que podem ter sido transmitidos de geração em geração. Lembre-se, você não está sozinho e há esperança para o futuro!


Como eu posso ajudar


Através da psicoterapia, oferecerei recursos para o processo de autoconhecimento e fortalecimento interior, a fim de mudar padrões familiares, superar as sequelas emocionais e construir relacionamentos mais autênticos e satisfatórios.


Acredito na importância de adaptar o tratamento às necessidades de cada paciente. Por isso, como psicóloga, trabalho com diferentes abordagens terapêuticas, como: Psicanálise, Terapia Sistêmica, Terapia do Esquema e Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC).


A combinação dessas ferramentas permite oferecer um atendimento mais completo e eficaz!


Como agendar


O agendamento das sessões comigo é totalmente eletrônico, no meu consultório virtual, que fica na plataforma de terapia online Zenklub. Você pode consultar a minha agenda, que aparece com todos os horários disponíveis e já convertidos para o seu fuso-horário local. Você pode realizar sua sessão de terapia de onde estiver, usando um computador ou celular! Aqui você encontra um passo a passo sobre o agendamento eletrônico.


Mesmo com todas essas facilidades para marcar sua terapia, você pode sentir necessidade de perguntar alguma coisa mais específica ou conversar comigo antes da primeira sessão, então fique à vontade para me escrever no WhatsApp!


Aguardo você!


Psicóloga Ana Carolina Mainetti




bottom of page