Como é a Desregulação do humor em adultos?
O Transtorno Disruptivo da Desregulação do Humor (TDDH) em adultos jovens é uma condição caracterizada por uma irritabilidade persistente crônica e grave, acompanhada de frequentes explosões de raiva intensas e desproporcionais às situações.
A pessoa com TDDH apresenta um humor persistentemente irritável ou zangado, o que significa que se sente assim na maior parte do dia e em diversos contextos.
As explosões de raiva podem incluir comportamentos agressivos, como discutir, gritar, insultar ou até mesmo causar danos físicos a si mesmo ou aos outros.
Adultos com TDDH necessariamente apresentam os sintomas desde antes dos 10 anos. O primeiro diagnóstico pode ocorrer entre os 7 e 18 anos. Caso não tenha havido este histórico, o humor desregulado pode ser causado por outra condição de saúde mental.
Temos encontrado cada vez mais jovens em transição para a vida adulta, levando mais tempo para assumir papéis adultos tradicionais, os chamados adultos emergentes. Com isso, algumas condições psicológicas que tendiam a desaparecer ou a se modificar na vida adulta, têm permanecido presentes por mais tempo.
Como saber se um adulto tem Transtorno Disruptivo da Desregulação do Humor (TDDH)?
Há outras condições de saúde mental ou estados emocionais passageiros que podem ser confundidos com Transtorno Disruptivo da Desregulação do Humor em adultos.
É importante identificar se um destes 17 transtornos explica melhor a desregulação do humor em adultos em vez do TDDH:
Transtorno Bipolar: A principal diferença é que o humor elevado na bipolaridade se restringe aos episódios de mania. E no TDDH a irritabilidade é permanente.
Transtorno de Oposição Desafiante (TOD): Embora sejam transtornos parecidos, os surtos de raiva graves não são características essenciais de quem tem TOD.
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH): A principal diferença é que desatenção e hiperatividade não são sintomas característicos do TDDH- Transtorno Disruptivo da Desregulação do Humor, mesmo que algumas pessoas com TDAH apresentem desregulação do humor.
Transtorno do Espectro Autista (TEA): As crises de raiva que podem ocorrer em pessoas autistas são secundárias ao TEA e geralmente manifestadas por algum motivo, como mudanças de rotina, por exemplo.
Depressão ou Distimia: A manifestação de irritabilidade pode ocorrer nos episódios depressivos, mas não são uma constante no humor de base, como no caso do TDDH.
Transtorno Explosivo Intermitente (TEI): Pessoas com TEI apresentam explosões de raiva muito parecidas, mas o diagnóstico de TEI não requer humor irritado permanente entre os episódios de raiva intensa.
Uso de substância psicoativa: Se os sintomas de irritação e crises de raiva ocorrem em pessoas sob efeito psicológico de uma substância, não é possível diagnosticar com TDDH- Transtorno Disruptivo da Desregulação do Humor, pois a causa é o Transtorno por Uso de Substância.
Transtorno da Personalidade Antissocial: Também pode haver desregulação do humor como no TDDH, mas neste caso, é mais voltado à agressividade e descaso com os outros, além de ausência de remorso e tendência à mentira.
Transtorno da Personalidade Narcisista: Pode haver irritabilidade e rompantes de raiva, mas estas se devem mais à frustração quando não se sentem em vantagem ou não recebem tratamento especial por sua suposta superioridade. Além disso, arrogância e falta de empatia não são característicos do TDDH.
Transtornos da Personalidade Borderline: Apresenta acessos de raiva frequentemente, mas o TDDH não é caracterizado por medo do abandono, autolesão ou ambivalência extrema, como no caso de pessoas borderline.
Transtorno da Personalidade Histriônica: Pode se comportar de forma teatral com manifestação de raiva exagerada, mas o foco é atrair a atenção e não representa um padrão permanente de humor zangado como no TDDH.
Transtorno Disfórico Pré-menstrual: Mudanças de humor com irritação prevalente pode ocorrer em pessoas em fase pré-menstrual, mas a diferença com o TDDH é que o ciclo de fases de raiva claramente acompanha o ciclo menstrual.
Transtorno de Insônia: Pessoas com problemas para dormir podem apresentar irritabilidade constante. Questões com sono não são sintomas característicos do TDDH- Transtorno Disruptivo da Desregulação do Humor.
Transtorno do Jogo: Ocorre inquietude ou irritabilidade na tentativa de parar ou diminuir o hábito de jogar, sendo que no TDDH o estado irritadiço não tem relação com jogo.
Transtorno de Adaptação: É comum acontecerem alterações de humor e até crises de raiva, entretanto estas ocorrem em virtude de uma mudança significativa na vida, não sendo um padrão habitual da pessoa.
Transtorno de Estresse Agudo: Comportamento irritadiço e surtos de raiva podem fazer parte do quadro de Transtorno de Estresse Agudo, mas a razão é a vivência de uma situação traumática recente.
Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT): Estado emocional negativo persistente e episódios de raiva podem estar presentes no TEPT, mas são alterações psicológicas desencadeadas por um trauma grave.
Consequências da Desregulação do Humor em adultos
Pessoas adultas com Transtorno Disruptivo da Desregulação do Humor (TDDH) frequentemente enfrentam dificuldades significativas em:
relações pessoais
relações acadêmicas
relações profissionais
A irritabilidade crônica, característica do TDDH, pode levar a explosões de raiva que resultam em agressões verbais ou físicas, ocasionando problemas de se adaptar socialmente. Com isso, pode ter como consequência:
Problemas legais
Baixa escolaridade
Problemas financeiros
A falta de controle emocional e o mau humor permanente aumenta o risco de desenvolver outros transtornos mentais, como consequência dos problemas desencadeados pelos comportamentos disruptivos.
Tratamento para Desregulação do Humor em adultos
É muito importante que o adulto com desregulação de humor busque tratamento psicológico. Inclusive é indicado que o psicoterapeuta escolhido possa fazer uma avaliação psicodiagnóstica para diferenciar o TDDH das outras condições de saúde mental com sinais parecidos.
A terapia para desregulação do humor em adultos pode ser focada em:
Investigar as causas profundas da raiva;
Descobrir os gatilhos que levam à desregulação do humor;
Gerenciar emoções como a frustração e a injustiça de maneira mais eficaz;
Expressar-se de forma clara e respeitosa para evitar conflitos;
Cultivar a calma e o otimismo.
Como eu posso ajudar
Como psicóloga, posso ajudar você, que se identificou com este artigo, a tratar a desregulação de humor através da psicoterapia online.
Acredito na importância de adaptar o tratamento às necessidades de cada paciente. Por isso, trabalho com diferentes abordagens terapêuticas, como: Psicanálise, Terapia Sistêmica, Terapia do Esquema e Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC). A combinação dessas ferramentas permite oferecer um atendimento mais completo e eficaz!
Conheça mais sobre mim neste link. Acesse meu site ou meu consultório virtual para agendar ou entre em contato pelo Whats App!
Psicóloga Ana Carolina Mainetti
CRP 08/17342