top of page

Terapia Online

Psicóloga Ana Carolina

  • Facebook
  • Instagram
Psicóloga Ana Carolina Mainetti Terapia Online

Despersonalização e Desrealização: sintomas e como tratar

Sensação de estar fora de si, em um mundo irreal, com medo de estar tendo um dano cerebral irreversível, impressão temporal distorcida e sintomas somáticos vagos. Conheça todos os sintomas do Transtorno de Despersonalização/Desrealização e como tratar esta condição.


Transtorno de Despersonalização e Desrealização sintomas mulher asiática com estranhamento de si como tratar terapia

Diagnóstico do Transtorno de Despersonalização/Desrealização


A) Para que uma pessoa seja diagnosticada com Transtorno de Despersonalização/Desrealização é necessário saber se ela apresenta experiências persistentes ou recorrentes de despersonalização, desrealização ou ambas.

B) Durante estas experiências dissociativas, a convicção da realidade não se altera, ou seja, a pessoa tem ciência de que os seus sintomas não são normais.

C) Os sintomas causam sofrimento ou prejuízos significativos em áreas importantes da vida.

D) Não se deve ao efeito de substâncias ou outra condição médica;

E) Não são sintomas de outro transtorno mental, como: Esquizofrenia, Transtorno de Pânico, Transtorno Depressivo Maior, Transtorno de Estresse Agudo, TEPT, TDI ou Amnésia Dissociativa.


O que é Despersonalização?


Experiência de irrealidade, distanciamento ou estranhamento de si mesmo ou partes de si. Sensação de ser um observador externo dos próprios pensamentos, sentimentos, sensações, corpo ou comportamentos. Pode haver sensação de perda de domínio das próprias ações, experiência extracorpórea, anestesia emocional ou física e distorções temporais com recordação alterada.


O que é Desrealização?


Experiência de irrealidade, estranhamento ou distanciamento em relação ao mundo exterior. Pode haver a sensação de estar em um sonho, em uma bolha, entre nuvens, ou como se houvesse um vidro ou véu separando o mundo de si. O meio pode ser vivenciado como artificial, incolor ou inerte. É acompanhada por distorções visuais subjetivas, como visão embaçada, acuidade visual aumentada, campo visual ampliado ou estreitado, dupla dimensionalidade, achatamento, tridimensionalidade exagerada, alteração da distância ou do tamanho de objetos. Podem ocorrer distorções auditivas, nas quais vozes ou sons são mudos ou muito intensos.



Características do Transtorno de Despersonalização Desrealização


  • Sensação angustiante de estar desconectado de si mesmo ou do mundo ao redor;

  • Impressão de estar "enlouquecendo";

  • Sensação de estar em um sonho, filme, mundo falso ou separado por uma bolha ou vidro;

  • Anestesia das emoções e impressão de estar separado do próprio corpo;

  • Distorção temporal;

  • Falhas na memória, visão, audição e presença de sintomas somáticos vagos, como pressão na cabeça e formigamento;

  • A pessoa continua conectada com a realidade, conseguindo perceber que as sensações dissociativas não são normais;

  • Mais comum aparecer em pessoas que viveram traumas, abusos (físicos ou emocionais) ou negligência;

  • Altos níveis de estresse ou medo podem predispor ao transtorno.


Como tratar a Despersonalização e a Desrealização


  1. O caminho de como tratar a Despersonalização e a Desrealização é: validar e aceitar os sintomas apresentados, compreendendo que são involuntários e passageiros. Embora sejam perturbadores, não representam um dano cerebral irreversível.

  2. Identificar os fatores psicossociais que podem estar trazendo desgaste emocional na vida, como problemas no relacionamento amoroso, preocupações com familiares, falta de recursos financeiros, decepções, desemprego, falta de rede de apoio, etc.

  3. Aprimorar a percepção das emoções negativas primárias, como: medo, tristeza, raiva, culpa e vergonha. Algumas vezes, sem perceber, emoções difíceis já vinham fazendo parte da sua vida há algum um tempo. O acúmulo delas pode ter gerado uma sobrecarga emocional silenciosa e ter desencadeado a crise dissociativa.

  4. Desenvolver habilidades de autocuidado para lidar com períodos estressantes. Reconhecer quando está sobrecarregado, vulnerável, oprimido ou muito preocupado pode ser de grande valia para encontrar alternativas favoráveis ao seu bem estar o mais cedo possível. Delegar atividades, se envolver menos em problemas alheios, desembaraçar pendências, solicitar ajuda e não assumir atribuições além do seu limite são ações que podem prevenir o estresse. Além disto, é fundamental ter autonomia para cuidar de si mesmo, identificando suas necessidades e incluindo tempo de qualidade com pessoas agradáveis, descanso suficiente e momentos de lazer.

  5. Procurar uma terapia para ter auxílio na identificação de conflitos inconscientes. Os sintomas dissociativos, muitas vezes, surgem como uma defesa psíquica a realidades muito difíceis de elaborar. A despersonalização ou desrealização geralmente sinalizam uma vida marcada por traumas, negligência e abusos físicos ou emocionais. Receber ajuda psicológica é a maneira mais indicada para tratar o Transtorno de Despersonalização/Desrealização.

Como eu posso ajudar

O principal tratamento para o transtorno de Despersonalização/Desrealização é a psicoterapia. Posso ajudar com terapia individual online, em um espaço seguro para que você possa explicar sobre o sofrimento que vem atravessando.


É relativamente comum que o transtorno se manifeste ou se agrave em momentos de estresse, ansiedade ou vulnerabilidade, como mecanismo de defesa de emoções, conflitos ou vivências negativas. Nestes casos, a terapia pode ajudar a identificar as causas e trabalhar em torno delas.


Durante a psicoterapia, utilizarei várias abordagens, mas principalmente a Terapia Sistêmica, a Psicanálise e a Terapia Cognitivo-Comportamental TCC:


A Terapia Sistêmica é uma abordagem que estuda a pessoa em seu meio, como na família e em outras relações significativas. Os sistemas em que alguém está inserido interferem nas emoções e comportamentos. A visão sistêmica viabiliza uma compreensão ampliada das dificuldades e soluções, considerando todo o entorno.


A Psicanálise procura investigar as causas mais profundas do funcionamento emocional. Ela entende que temos conflitos psicológicos inconscientes que podem ficar reprimidos como uma maneira de proteção psíquica. Através das técnicas psicanalíticas é possível acessá-los para que venham à consciência e deixem de ter tanta força prejudicial.


A Terapia Cognitivo-Comportamental TCC foca nos padrões de pensamento e comportamento atuais. A intenção desta abordagem é substituir as crenças cognitivas disfuncionais e os comportamentos desadaptativos por opções mais construtivas e saudáveis.


Se quiser conhecer mais sobre minha carreira, clique aqui.


Como agendar


O agendamento das sessões de terapia é eletrônico no meu consultório virtual que fica na plataforma de terapia online Zenklub. A minha agenda aparece com todos os horários disponíveis e convertidos para o seu fuso-horário local. Você pode realizar as sessões de terapia online pelo site no computador ou pelo app do Zenklub no celular. Caso precise, no meu site, há um passo a passo de como agendar.


Aguardo você!


Psicóloga Ana Carolina Mainetti



bottom of page