top of page

Terapia Online

Psicóloga Ana Carolina

  • Facebook
  • Instagram
Psicóloga Ana Carolina Mainetti Terapia Online

Burnout empático


mulher professora com burnout empático fadiga compaixão cansada sofrimento

O que é Burnout empático?


O Burnout empático é o esgotamento emocional após a interação com o sofrimento alheio, também conhecido como fadiga por compaixão. Ocorre quando nos conectamos tão intensamente com a dor e o sofrimento dos outros que, em algum momento, essa carga emocional se torna uma fadiga paralisante. É como se estivéssemos constantemente absorvendo as emoções negativas das pessoas ao nosso redor, sem conseguir criar um espaço para o nosso próprio bem-estar.


Você se identifica com essa situação? Sente-se esgotado emocionalmente após interações com pessoas que estão sofrendo? Se a resposta for sim, saiba que você não está sozinho. Profissionais da área da saúde, educação, assistência social e até mesmo líderes empresariais são especialmente vulneráveis ao Burnout empático.


Saiba mais:

*Vídeo do CVV- Centro de Valorização da Vida, composta por voluntários que ajudam pessoas em sofrimento mental e risco de suicídio, explorando a Fadiga por compaixão.

*Entrevista do Conselho Regional de Medicina Veterinária PB sobre o Burnout empático entre médicos veterinários.


Sintomas do Burnout empático


  • Exaustão emocional: Sentir-se drenado e sem energia.

  • Despersonalização: Sentir-se distante e desconectado das pessoas.

  • Dificuldade em se concentrar: Ter problemas para realizar tarefas e tomar decisões.

  • Problemas físicos: Doenças como insônia, dores de cabeça e problemas gastrointestinais.


Como prevenir e tratar o Burnout empático


  • Estabeleça limites: Aprenda a dizer não e a priorizar suas próprias necessidades.

  • Pratique o autocuidado: Cuide da sua saúde física e mental através de atividades que te tragam prazer.

  • Conecte-se com outras pessoas: Conviva mais com amigos, colegas e familiares que transpareçam leveza e positividade.

  • Busque ajuda profissional: Um terapeuta pode te ajudar a desenvolver estratégias para lidar com o Burnout empático.


Como eu posso ajudar


A empatia é uma das qualidades mais admiráveis do ser humano, mas é fundamental cuidar de si mesmo para poder continuar ajudando os outros. Posso ajudar na prevenção e também no tratamento das sequelas emocionais do Burnout empático. Algumas pessoas desenvolvem Depressão, Ansiedade, Transtorno do Estresse Agudo, Transtorno de Adaptação, Pânico e até mesmo Transtorno de Estresse Pós-Traumático TEPT.


Acredito na importância de adaptar o tratamento às necessidades de cada paciente. Por isso, como psicóloga, trabalho com diferentes abordagens terapêuticas, como: Psicanálise, Terapia Sistêmica, Terapia do Esquema e Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC). Também tenho um olhar para as questões neuropsicológicas e psicossomáticas. A combinação dessas ferramentas permite oferecer um atendimento mais completo e eficaz!


Como agendar


O agendamento das sessões comigo é totalmente eletrônico, no meu consultório virtual, que fica na plataforma de terapia online Zenklub. Você pode consultar a minha agenda, que aparece com todos os horários disponíveis e já convertidos para o seu fuso-horário local. Você pode realizar sua sessão de terapia de onde estiver, usando um computador ou celular! Aqui você encontra um passo a passo sobre o agendamento eletrônico.


Mesmo com todas essas facilidades para marcar sua terapia, você pode sentir necessidade de perguntar alguma coisa mais específica ou conversar comigo antes da primeira sessão, então fique à vontade para me escrever no WhatsApp!


Aguardo você!


Psicóloga Ana Carolina Mainetti













Comments


bottom of page